Saber qual o seu tipo de pisada é essencial na hora da compra de um tênis. É super importante que os atletas saibam que no mercado existem modelos de tênis específicos para cada tipo de pisada, já que o uso do tênis inadequado para certas práticas de exercícios físicos pode ocasionar lesões e problemas na saúde do pé e da coluna.

O modo mais exato de descobrir o tipo de pisada é fazendo o exame de barometria que dura em média 20 minutos e deve ser feito tanto por atletas quanto por pessoas sedentárias que costumam usar tênis no dia-a-dia. O teste consiste em uma fina palmilha que contém filetes computadorizados que identificam os pontos de maior tensão do pé durante a pisada. O exame deverá ser avaliado pelo fisioterapeuta que lhe indicará os melhores tênis para o seu tipo de pisada. Para fazer o teste o interessado terá que desembolsar a quantia de R$ 200,00 em média.

Como esta avaliação ainda não é tão acessível, confira abaixo algumas dicas que podem lhe ajudar a conhecer o seu tipo de pisada e a escolher o melhor tênis para cada uma delas.

Primeiramente você deve observar o solado do seu tênis que ainda não esteja muito desgastado. Ao observar as áreas de mais desgaste você conseguirá identificar facilmente o seu tipo. Atente para as dicas abaixo:

Basicamente existem três tipos de pisada:

Pronada: Quando a pisada inicia com a parte externa do calcanhar e continua com o pé excessivamente virado para o lado interno até o dedão. Uma pessoa com este tipo de pisada deverá escolher um tênis com ótimo controle de movimento e muita estabilidade.

Neutra: A pisada neutra inicia no lado externo do calcanhar e movimenta o pé rapidamente direcionado para a área da planta do pé. Para pessoas com este tipo de pisada são indicados o uso de tênis da categoria neutro-amortecimento.

Supinada: Quando a pisada inicia na borda externa do calcanhar e continua nessa mesma linha até o dedinho, aumentando o impacto entre as articulações. Uma pessoa com este tipo de pisada é indicado o uso de um tênis bastante flexível e que possua um ótimo sistema de amortecimento e distribuição de impacto.

Post filed under Sem categoria and tagged , .

2 Comments

  1. Mauricio Mendes says:

    Srs, bom dia!
    Gostaria de uma informação em relação ao exame de baropodometria…
    Moro na cidade do Rio de Janeiro e gostaria de fazer esse exame, porém não conheço um lugar onde posso fazer… Voces saberiam me informar onde posso fazer esse exame aqui no Rio de Janeiro?

    No aguardo e obrigado!

  2. Marco Aurélio says:

    Mauricio, fui muitíssimo bem atendido pela Dr. Viviane na Solla (www.solla.com.br) e paguei R$180,00 pelo teste. Como cheguei lá através de indicação não custa nada compartilhar com outros.

    Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>